oie_transparent

Fundado em 1981, o Grupo A é uma organização iminente voltada para a busca da Educação de Excelência, constituída de seis instituições de ensino estrategicamente distribuídas na Cidade de São Paulo. São elas: o Colégio Aprendendo a Aprender, Horizontes, Concórdia, Liceu Santa Cruz e Augusto Moreira.

Em 2016, iniciamos a incursão pelo interior do estado com o Colégio Saber, em Ourinhos. Nossa organização mantém um braço social na Zona Sul de São Paulo constituído de seis Centros de Educação Infantil.

O primeiro colégio do grupo fio o Horizontes, fundado em 1981 por iniciativa do empresário João Branco Martins e da educadora Neda Lian Branco Martins, autora do livro Em Busca da Escola Ideal. Hoje o grupo atende cerca de 3.000 alunos, com 400 colaboradores.

Em todas as escolas a criatividade, o respeito, a interação, a afetividade e a cooperação são características incentivadas entre os estudantes, proporcionando, assim, a compreensão das normas sociais e a consciência da importância de cada indivíduo na sociedade.

“Costumo dizer que nasci professora. Pois, desde pequenina comecei a construir o modelo aberto de educação que preconizo.

Sempre acreditei que uma escola é boa só quando pratica o acolhimento, a tolerância, a compaixão e a respeitosa paciência com seus alunos.

É a escola pluricultural.

Quando fundei a primeira escola do Grupo tinha para mim, que ensinar, devia ser um ato de amor pelo outro.

E que, à escola, cabia a missão de abrir os horizontes da vida, para seus alunos, favorecendo sua revoada autônoma, como protagonistas de suas próprias histórias.

Essa empreitada teve início na década de 80, depois de uma jornada vertiginosa de trinta anos dedicados à educação.

Hoje se fala muito em educação humanista. Esta é definida pelos programas desenvolvidos à luz do humanismo, criador de seres cultos, cheios de ideias, que contribuem com seu saber, para a evolução da humanidade. Sou adepta disto.

Mas vou além, porque o que hoje e sempre preguei foi a educação humanizada, onde os conhecimentos não são introduzidos mecanicamente.

Acredito que a boa escola não é aquela que obriga o aluno a decorar a tabuada para ensinar a multiplicação e memorizar a teoria de que – é a soma de parcelas iguais.

É aquela que estimula a leitura e a escrita e tem a gramática e a ortografia, como decorrência natural, de quem lê muito.

É aquela que consegue, desde os cinco ou seis anos, introduzir os fundamentos e extrair os conceitos na prática, através de atividades concretas de acordo com o nível de cognição de cada um.

E a boa escola também não é aquela que está só focada na aprendizagem que o aluno reproduz no exame. Não está interessada em criar personalidades submissas.

Sinto-me realizada porque tenho certeza de que todas as escolas do Grupo A Educacional a despeito da diversidade de suas comunidades, são sustentadas pela mesma filosofia educacional.

Acredito que minha longevidade na educação é fruto da chama que alimenta minha BUSCA DA ESCOLA IDEAL.”

Neda Lian Branco Martins – Fundadora do Grupo A Educacional