O Colégio oferece aulas extracurriculares opcionais, de:

Escolinha de Esportes (Iniciação Esportiva) – Educação Infantil e Fundamental 1

O esporte e atividade física são fundamentais para o desenvolvimento da criança nos aspectos social, físico e cognitivo, porém muitas vezes, não temos tempo para irmos a parques e praças, consequentemente, deixamos de oferecer uma das coisas que a criança mais precisa: o movimentar-se.

Pensando nisso, o objetivo da Escolinha de Esportes é promover e estimular a aprendizagem e o desenvolvimento motor, por meio de atividades coletivas, brincadeiras e jogos lúdicos.
NGR2 Esportes:

Ricardo Nery – Coordenador e professor Graduado em Educação Física (UNISA), Especialização em Fisiologia do Exercício e em Pedagogia do Esporte e Jogos Coletivos, atuando na área escolar desde 1999 com treinamento esportivo (escola de esportes) e Educação Física escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

Artes Marciais Método MORGANTI – Todas as Séries

Os alunos aprenderão técnicas de Karatê, Jiu Jitsu e Judô, que focam a disciplina, o respeito e a hierarquia, levando-os a uma melhora no desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Durante o ano realizamos eventos como: Exame de Faixa e Festival (Campeonato), onde todos receberão certificado, faixa, medalhas e foto (divulgada em nosso site www.gatame.com.br).

O aluno deverá trajar o quimono em todas as aulas, que pode ser encomendado com o próprio Sensei Jorge.

Sensei Jorge: Professor e Lutador Profissional Formado em Ed. Física. Bicampeão Mundial (Brasil e Argentina) Hexacampeão Brasileiro (Goiás, Pernambuco, Brasília e São Paulo) Cursos técnicos e Especializações em Artes Marciais. Federação Paulista de Morganti Jiu-Jitsu

Capoeira – Todas as Séries

A capoeira estimula a criança física e psicologicamente. Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

Denismar Barboza do Santos: Iniciou na capoeira em 1988. É integrante da Abadá Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte – Capoeira). É professor no Colégio Apendendo a Aprender, no CEU Jaguaré, na Escola Espaço Madalena e nas Academias Winner e Combat Company.

Expressão Corporal / Educação Infantil e Fundamental 1

Objetivo a trabalhar nas aulas:

• Coordenação Motora
  • Concentração
  • Elasticidade
  • Sociabilidade
  • Criatividade
  • Musicalidade

Renata Cavalcante – Formada pelo Ballet Stagium em 2014, especializada em aulas para crianças e adolescentes.
Projeto Social- Ballet Stagium , Clube Escola, Cia Yes Brasil e Centro Integrado Corpo e Movimento, Balé da Biblioteca Viriato Corrêa.

Oficina de Ilustração de Histórias – Educação Infantil e Ensino Fundamental I

Objetivos:

• Trabalhar a literatura infantil através da imagem, mostrando a ilustração como linguagem narrativa, motivando na criança o gosto pela leitura.
  • Oferecer um contato com textos de qualidade, onde os aspectos visuais, ilustração e projeto gráfico são partes importantes do livro.
  • Dar à criança subsídios para que ela faça a sua própria releitura do real, e descubra o espaço entre o texto e a imagem, ou seja, o livro.

Renata Bruggemann: Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Curso de Ilustração – ilustrador Odilon Moraes, Museu Lasar Segall.

Violão – Ensino Fundamental e Médio

• Vivenciar os elementos essenciais da Música: melodia, ritmo e harmonia através do violão.
  • Estimular a criação e a imaginação, através da pesquisa sonora, improvisação e da composição.
  • Desenvolver habilidade de execução do violão como instrumento acompanhador.
  • Aprender a leitura de cifras, tablatura e partitura.

Andreia Bagi: Graduação e pós-graduação em Música pela Uni FIAM-FAAM, formação instrumental em Guitarra Jazz e regência de coral pela EMESP. Especialização em Educação Musical e em Regência de Coral.

Circo – Todas as séries

A vivência circense proporciona o conhecimento de toda a parte lúdica do circo permitindo às crianças a possibilidade de trabalhar a disciplina, coordenação motora, equilíbrio, agilidade, trabalho em equipe, tudo com muita diversão. Essas vivências proporcionam para as crianças uma maior interação com as demais, aumentam a confiança, criam limites e respeito e são extremamente importantes para a saúde física e mental.
Rubia Neiva, professora de arte circense.

Futsal Masculino e Misto – Todas as séries

Objetivos:

Estimular a prática esportiva, desenvolver suas capacidades físicas, habilidades motoras, fundamentos e táticas do futsal. Além de promover a socialização e estimular o trabalho e equipe e coleguismo nos treinos e jogos com outros colégios

Fernando Pastori: Pós-graduação em Educação Física Escolar, Especialização técnica em Futsal pela Federação Paulista, 25 anos de experiência como técnico de Futsal em competições escolares. 22 anos como professor de Educação Física do Colégio Horizontes.

Vôlei Misto – Ensino Fundamental 2 e Médio

Objetivos:

Estimular a prática esportiva, desenvolver suas capacidades físicas, habilidades motoras, fundamentos e táticas do Vôlei. Além de promover a socialização e estimular o trabalho e equipe e coleguismo nos treinos e jogos com outros colégios.

Fernando Pastori: Pós-graduação em Educação Física Escolar, Especialização técnica em Futsal pela Federação Paulista, 25 anos de experiência como técnico de Futsal em competições escolares. 22 anos como professor de Educação Física do Colégio Horizontes.